APRESENTAÇÃO

APRESENTAÇÃO

O blog Barco da Leitura é fruto do curso "Melhor Gestão, Melhor Ensino", oferecido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.


O curso pretende ampliar a formação dos professores em práticas contemporâneas de leitura e escrita, envolvendo atividades de reflexão sobre o uso social da leitura, ampliando a produção de textos em ambientes digitais interativos.


Esse blog convida você a refletir conosco sobre a extrema importância de promover conhecimentos de leitura e escrita em diferentes gêneros, modalidades e linguagens.


Vamos...entre...e fique à vontade!


Seja nossa companhia nesse navegar! Seja muito bem-vindo!


Aqui você poderá navegar e desfrutar de novas vidas, pensamentos e lembranças que marcaram nossas vidas.


"NAVEGAR É PRECISO..." - FERNANDO PESSOA

quarta-feira, 5 de junho de 2013


A Leitura é um mundo,
Onde navegantes de longínquos lugares
Descobrem atrás das capas e capítulos,
Mistérios e enigmas prontos para serem decifrados.
Minha mãe professora primária
Ensinou-me a ver o mundo,
Contando lindas histórias a mim.
E enquanto eu dormia, viajava em sonhos pelo mundo encantado.
Fui crescendo e com o tempo na escola já estava.
Agora maravilhado, com tudo o que eu tinha a minha frente,
Livros e mais livros nas prateleiras da biblioteca.
Nas minhas mãos estavam eles me chamando
Reis e rainhas, príncipes e princesas,
E por caminhos inimagináveis eu passava.
Viajava em meu barquinho nos oceanos, lagos e rios
E acabava entrando em loucas aventuras.
Que saudade ainda tenho daquela que nas leituras de poemas
Dos autores clássicos, em sala de aula lia com o coração.
Professora Ester, com seu jeito meigo e eloquente
Nos levava a viagens ainda mais emocionantes e encantadoras.
Hoje como professor, em cada roda de leitura, piquenique da leitura, gincanas
E até na leitura antes de cada aula, vejo em meus alunos
O brilho nos olhos,
O que me faz voltar no tempo
E ser sempre a eterna criança a viajar no barco da leitura.

SYLVIO HENRIQUE BASTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário