APRESENTAÇÃO

APRESENTAÇÃO

O blog Barco da Leitura é fruto do curso "Melhor Gestão, Melhor Ensino", oferecido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.


O curso pretende ampliar a formação dos professores em práticas contemporâneas de leitura e escrita, envolvendo atividades de reflexão sobre o uso social da leitura, ampliando a produção de textos em ambientes digitais interativos.


Esse blog convida você a refletir conosco sobre a extrema importância de promover conhecimentos de leitura e escrita em diferentes gêneros, modalidades e linguagens.


Vamos...entre...e fique à vontade!


Seja nossa companhia nesse navegar! Seja muito bem-vindo!


Aqui você poderá navegar e desfrutar de novas vidas, pensamentos e lembranças que marcaram nossas vidas.


"NAVEGAR É PRECISO..." - FERNANDO PESSOA

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Textos:
- Avestruz (Mário Prata)
- O avestruz (anedota – In Alegria & Cia., no.11. São Paulo, Abril,1990.)
Antes da Leitura :
A)    Ativação de conhecimento de mundo, antecipação ou predição, checagem de hipóteses.
1)      Você sabe o que é um avestruz?
2)      Que Tipo de animal é esse? Onde ele vive? Onde podemos encontrá-lo?
B)    Expectativas em função do suporte.
3)      Esse texto é uma crônica. Onde podemos encontrar esse tipo de texto? Comente.
C)    Antecipação do tema ou idéia principal a partir dos elementos paratextuais, como título, subtítulo...
4)      Observe o título do texto. A partir dele, qual a sua expectativa em relação ao texto?
Durante a Leitura:
D)    Confirmação ou retificação das antecipações ou expectativas de sentido criadas antes ou durante a leitura.
5)      Suas expectativas em relação à história do texto se confirmaram, isto é, o texto conta a história que você imaginou? Por quê?
E)     Localização ou construção do tema ou da idéia principal.
6)      Por que o texto chama-se Avestruz? Qual a ligação entre o título e a história?
F)    Construção do sentido global do texto.
7)      De acordo com a diferença entre título e tema já estudados anteriormente, explique qual é o tema desse texto?
Depois da Leitura :
G)    Construção da síntese semântica do texto.
8)      Faça um levantamento dos fatos ocorridos no texto.
H)  Troca de impressões  a respeito dos textos lidos, fornecendo indicações para sustentação de sua leitura e acolhendo outras posições.
9)   Leia a Anedota “O Avestruz”, observando as imagens e apontando semelhanças e diferenças entre os dois textos.
10) Você já viveu uma situação semelhante a dos textos, de querer e não poder ter um bicho de estimação? Comente .
11) Onde está a graça da anedota? Explique.
I)  Avaliação crítica do texto :
12)  Você gostou da história? O que você achou desse tipo de texto?
  Claudia Róis

Nenhum comentário:

Postar um comentário