Textos:
- Avestruz (Mário Prata)
- O avestruz (anedota – In Alegria & Cia., no.11. São Paulo, Abril,1990.)
Antes da Leitura :
A) Ativação de conhecimento de mundo, antecipação ou predição, checagem de hipóteses.
1) Você sabe o que é um avestruz?
2) Que Tipo de animal é esse? Onde ele vive? Onde podemos encontrá-lo?
B) Expectativas em função do suporte.
3) Esse texto é uma crônica. Onde podemos encontrar esse tipo de texto? Comente.
C) Antecipação do tema ou idéia principal a partir dos elementos paratextuais, como título, subtítulo...
4) Observe o título do texto. A partir dele, qual a sua expectativa em relação ao texto?
Durante a Leitura:
D) Confirmação ou retificação das antecipações ou expectativas de sentido criadas antes ou durante a leitura.
5) Suas expectativas em relação à história do texto se confirmaram, isto é, o texto conta a história que você imaginou? Por quê?
E) Localização ou construção do tema ou da idéia principal.
6) Por que o texto chama-se Avestruz? Qual a ligação entre o título e a história?
F) Construção do sentido global do texto.
7) De acordo com a diferença entre título e tema já estudados anteriormente, explique qual é o tema desse texto?
Depois da Leitura :
G) Construção da síntese semântica do texto.
8) Faça um levantamento dos fatos ocorridos no texto.
H) Troca de impressões a respeito dos textos lidos, fornecendo indicações para sustentação de sua leitura e acolhendo outras posições.
9) Leia a Anedota “O Avestruz”, observando as imagens e apontando semelhanças e diferenças entre os dois textos.
10) Você já viveu uma situação semelhante a dos textos, de querer e não poder ter um bicho de estimação? Comente .
11) Onde está a graça da anedota? Explique.
I) Avaliação crítica do texto :
12) Você gostou da história? O que você achou desse tipo de texto?
Claudia Róis
Nenhum comentário:
Postar um comentário