Texto -
Meu primeiro beijo – Antonio Barreto
OBJETIVO: Explorar, desenvolver e ampliar
capacidades de leitura.
I-
Definição do objetivo da leitura
Levar o aluno a revisar a tipologia narrativa.
Quem lembra o que é narrar?
Vamos relembrar os elementos da narrativa?
II-
Antecipação do tema ou ideia principal a partir dos elementos
paratextuais.
-
Colocar o título do texto na lousa
O
que sugere o título do texto?
O
que você imagina que vai acontecer na história?
Com que idade se dá o primeiro beijo?
III-
Expectativas em função da tipologia.
Quais os elementos desta narrativa?
Quais são as personagens?
Onde pode acontecer o primeiro beijo?
B- DURANTE A LEITURA
Leitura compartilhada – o professor com o livro
e os alunos com aaa
a cópia.
I-
Identificação do leitor-virtual a partir das pistas lingüísticas.
Após a leitura do 1º parágrafo, perguntar para quem se dirige o texto e
por que.
II-
Confirmação ou retificação das antecipações ou expectativas de sentido
criadas antes ou durante a leitura.
Colocar na lousa quais expectativas foram confirmadas.
III- Esclarecimento de palavras desconhecidas a
partir de inferência ou consulta a dicionário.
Solicitar aos alunos para marcarem as palavras que não sabem o
significado.
Fazer uma lista na lousa com as palavras elencadas pelos alunos.
Perguntar quais palavras o colega poderá esclarecer aos colegas.
Organizar pesquisa no dicionário.
C- DEPOIS DA
LEITURA
I-
Construção da síntese semântica do texto.
Com
quem se passa a história?
Qual
o fato narrado?
Onde
se passa a história?
Considerando a linguagem, como você imagina que sejam as personagens?
II-
Utilização em função da finalidade da leitura, do registro escrito para
melhor compreensão.
Escrever uma síntese do texto.
Montagem de um mural com imagens referentes ao tema do texto.
III- Avaliação crítica do texto.
Você
acha que a linguagem está adequada à situação? Por quê?
Gostou do texto?
Nenhum comentário:
Postar um comentário