APRESENTAÇÃO

APRESENTAÇÃO

O blog Barco da Leitura é fruto do curso "Melhor Gestão, Melhor Ensino", oferecido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.


O curso pretende ampliar a formação dos professores em práticas contemporâneas de leitura e escrita, envolvendo atividades de reflexão sobre o uso social da leitura, ampliando a produção de textos em ambientes digitais interativos.


Esse blog convida você a refletir conosco sobre a extrema importância de promover conhecimentos de leitura e escrita em diferentes gêneros, modalidades e linguagens.


Vamos...entre...e fique à vontade!


Seja nossa companhia nesse navegar! Seja muito bem-vindo!


Aqui você poderá navegar e desfrutar de novas vidas, pensamentos e lembranças que marcaram nossas vidas.


"NAVEGAR É PRECISO..." - FERNANDO PESSOA

segunda-feira, 17 de junho de 2013



Meu primeiro beijo (crônica) de Antônio Barreto
Objetivo- Explorar, desenvolver e ampliar capacidades de leitura.
        
Antes da leitura

Levantamento do conhecimento prévio sobre o assunto

1)      Qual seria a idade ideal para dar o primeiro beijo?
2)      Você tem sonhos ou expectativas em relação ao seu primeiro beijo?      
3)      Você já conversou sobre esse assunto com um adulto?            
Expectativas em função do suporte

1)      Em que suporte veicularia um texto com esse tema?
2)      Esse texto poderia ser veiculado a um panfleto?
Antecipação do tema ou ideia principal a partir do exame de imagens ou de saliências gráficas.
1)      Levar para a sala diversas imagens de namorados, beijos, etc.
2)      Analisando as imagens, em relação ao texto ao qual será lido, você anteciparia o tema do texto?
3)      Analisando a capa do livro “Balada do Primeiro Amor”, onde você imagina que ocorreria as ações do texto?

Durante a leitura

Ler a primeira parte do texto
Confirmação ou retificação das antecipações ou expectativas de sentido criadas antes ou durante a leitura
1)  Após ouvir uma parte do texto, suas hipóteses se confirmam?
2) Quer levantar novas hipóteses?
Localização ou construção do tema ou da ideia principal
1) Durante a audição do texto identifique a ideia principal?
Esclarecimento de palavras desconhecidas a partir de inferência ou consulta a dicionário
1)      Ao ouvir a história anote as palavras desconhecidas e procure-as no dicionário.
                 
Depois da leitura

Troca de impressões a respeito dos textos lidos fornecendo indicações para sustentação de sua leitura e acolhendo outras posições
1)      Pedir para que os alunos pesquisem na internet ou em outras fontes textos ou filmes que falam sobre esse tema.
2)      Apresentar para a sala os resultados das pesquisas.

Construção da síntese semântica do texto

1)      Após a leitura e com o resultado da pesquisa, elabore uma nova história com o mesmo tema.
Avaliação crítica do texto
1)      Após a leitura do texto e a elaboração da sua história, qual a sua postura, opinião sobre o texto “Meu Primeiro Beijo”?

Nenhum comentário:

Postar um comentário