Meu primeiro beijo (crônica) de Antônio Barreto
Objetivo- Explorar, desenvolver e ampliar
capacidades de leitura.
Antes da leitura
Levantamento do conhecimento prévio sobre o
assunto
1)
Qual seria a idade ideal para dar o primeiro beijo?
2)
Você tem sonhos ou expectativas em relação ao seu primeiro beijo?
3)
Você já conversou sobre esse assunto com um adulto?
Expectativas em função do suporte
1)
Em que suporte veicularia um texto com esse tema?
2)
Esse texto poderia ser veiculado a um panfleto?
Antecipação do tema ou ideia principal a partir
do exame de imagens ou de saliências gráficas.
1)
Levar para a sala diversas imagens de namorados, beijos, etc.
2)
Analisando as imagens, em relação ao texto ao qual será lido, você
anteciparia o tema do texto?
3)
Analisando a capa do livro “Balada do Primeiro Amor”, onde você imagina
que ocorreria as ações do texto?
Durante a leitura
Ler a primeira parte do texto
Confirmação ou retificação das antecipações ou
expectativas de sentido criadas antes ou durante a leitura
1) Após
ouvir uma parte do texto, suas hipóteses se confirmam?
2) Quer levantar novas hipóteses?
Localização ou construção do tema ou da ideia
principal
1) Durante a audição do texto identifique a
ideia principal?
Esclarecimento de palavras desconhecidas a
partir de inferência ou consulta a dicionário
1)
Ao ouvir a história anote as palavras desconhecidas e procure-as no
dicionário.
Depois da leitura
Troca de impressões a respeito dos textos lidos
fornecendo indicações para sustentação de sua leitura e acolhendo outras
posições
1)
Pedir para que os alunos pesquisem na internet ou em outras fontes
textos ou filmes que falam sobre esse tema.
2)
Apresentar para a sala os resultados das pesquisas.
Construção da síntese semântica do texto
1)
Após a leitura e com o resultado da pesquisa, elabore uma nova história
com o mesmo tema.
Avaliação crítica do texto
1)
Após a leitura do texto e a elaboração da sua história, qual a sua
postura, opinião sobre o texto “Meu Primeiro Beijo”?
Nenhum comentário:
Postar um comentário