APRESENTAÇÃO

APRESENTAÇÃO

O blog Barco da Leitura é fruto do curso "Melhor Gestão, Melhor Ensino", oferecido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.


O curso pretende ampliar a formação dos professores em práticas contemporâneas de leitura e escrita, envolvendo atividades de reflexão sobre o uso social da leitura, ampliando a produção de textos em ambientes digitais interativos.


Esse blog convida você a refletir conosco sobre a extrema importância de promover conhecimentos de leitura e escrita em diferentes gêneros, modalidades e linguagens.


Vamos...entre...e fique à vontade!


Seja nossa companhia nesse navegar! Seja muito bem-vindo!


Aqui você poderá navegar e desfrutar de novas vidas, pensamentos e lembranças que marcaram nossas vidas.


"NAVEGAR É PRECISO..." - FERNANDO PESSOA

quinta-feira, 6 de junho de 2013



São tantas recordações que começarei relatando  meu tempo de criança.  Como no relato de Gilberto Gil, a minha avó como é muito católica lia vários livros, sobre as histórias dos santos e a Bíblia, eu ficava encantada.Depois quando comecei a ler eu lia os livros tudo de novo.
Meu pai foi um dos grandes incentivadores de minha jornada com os livros. Ele me levava às bancas de jornal e comprava revistas em quadrinhos, papéis de carta e figurinhas nas quais eu escrevia e colava no meu álbum. Como também, eu lia a revista “Amiguinho”, além das histórias, tinha também cruzadinhas, caça palavras, passatempo e etc. Essa revista era o meu hobby.
 Quando tinha 9 anos ganhei de minha mãe meu “Diário de Recordações”, no qual as pessoas mais queridas escreviam para mim, desde minha família até os meus colegas de escola. Às vezes releio e me vejo com as boas lembranças do tempo de ginásio, assim era chamado. Nessa época estudava numa escola de freiras no Estado do Rio de Janeiro. Entre os primeiros livros que eu li desta época foi “A fada que tinha ideias” e o que mais enriqueceu a minha visão de mundo foi o livro “Uma luz no fim do túnel”. Como bem afirma Antonio Candido, “As produções literárias, de todos os tipos e todos os níveis, satisfazem necessidades básicas do ser humano, sobretudo através dessa incorporação, que enriquece a nossa percepção e a nossa visão do mundo”. 
Na faculdade, além das várias leituras e produções textuais fazíamos vários passeios culturais, como visita a museus, teatros e a bienal do livro, ah quantos livros maravilhosos! E assim como disse Newton Mesquita, "Quando você vê um quadro e gosta muito, a sensação é a de que aquela imagem sempre esteve dentro de você. Com o texto é a mesma coisa aquilo toca na sua essência e detona tantas ideias e fantasias que se torna parte da sua vida". 
 DANIELE COURBASSIER QUINTANILHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário