Texto
- Meu primeiro beijo – Antonio Barreto
OBJETIVO:
Explorar, desenvolver e ampliar capacidades de leitura.
Público-alvo:
7ºano
A-
ANTES DA LEITURA
I- Definição do objetivo da leitura
Levar o aluno a revisar a tipologia
narrativa.
Quem lembra o que é narrar?
Vamos relembrar os elementos da
narrativa?
II- Antecipação do tema ou ideia principal a
partir dos elementos paratextuais.
- Colocar o título do texto na lousa
O que sugere o título do texto?
O que você imagina que vai acontecer na
história?
Com que idade se dá o primeiro beijo?
III- Expectativas em função da tipologia.
Quais os elementos desta narrativa?
Quais são as personagens?
Onde pode acontecer o primeiro beijo?
B- DURANTE A LEITURA
Leitura
compartilhada – o professor com o livro e os alunos com aaa
a
cópia.
I- Identificação do leitor-virtual a partir
das pistas lingüísticas.
Após a leitura do 1º parágrafo, perguntar
para quem se dirige o texto e por que.
II- Confirmação ou retificação das antecipações
ou expectativas de sentido criadas antes ou durante a leitura.
Colocar na lousa quais expectativas foram
confirmadas.
III-
Esclarecimento de palavras desconhecidas a partir de inferência ou consulta a
dicionário.
Solicitar aos alunos para marcarem as
palavras que não sabem o significado.
Fazer uma lista na lousa com as palavras
elencadas pelos alunos.
Perguntar quais palavras o colega poderá
esclarecer aos colegas.
Organizar pesquisa no dicionário.
C- DEPOIS DA
LEITURA
I- Construção da síntese semântica do texto.
Com quem se passa a história?
Qual o fato narrado?
Onde se passa a história?
Considerando a linguagem, como você
imagina que sejam as personagens?
II- Utilização em função da finalidade da
leitura, do registro escrito para melhor compreensão.
Escrever uma síntese do texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário