APRESENTAÇÃO

APRESENTAÇÃO

O blog Barco da Leitura é fruto do curso "Melhor Gestão, Melhor Ensino", oferecido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.


O curso pretende ampliar a formação dos professores em práticas contemporâneas de leitura e escrita, envolvendo atividades de reflexão sobre o uso social da leitura, ampliando a produção de textos em ambientes digitais interativos.


Esse blog convida você a refletir conosco sobre a extrema importância de promover conhecimentos de leitura e escrita em diferentes gêneros, modalidades e linguagens.


Vamos...entre...e fique à vontade!


Seja nossa companhia nesse navegar! Seja muito bem-vindo!


Aqui você poderá navegar e desfrutar de novas vidas, pensamentos e lembranças que marcaram nossas vidas.


"NAVEGAR É PRECISO..." - FERNANDO PESSOA

sábado, 15 de junho de 2013



Texto -  Meu primeiro beijo – Antonio Barreto

OBJETIVO: Explorar, desenvolver e ampliar capacidades de leitura.
Público-alvo: 7ºano

                                         A- ANTES DA LEITURA

I-    Definição do objetivo da leitura
      Levar o aluno a revisar a tipologia narrativa.
      Quem lembra o que é narrar?
      Vamos relembrar os elementos da narrativa?

II-   Antecipação do tema ou ideia principal a partir dos elementos paratextuais.

   - Colocar o título do texto na lousa
        O que sugere o título do texto?
        O que você imagina que vai acontecer na história?
        Com que idade se dá o primeiro beijo?

III-   Expectativas em função da tipologia.

       Quais os elementos desta narrativa?
       Quais são as personagens?
       Onde pode acontecer o primeiro beijo?

                 B- DURANTE A LEITURA

Leitura compartilhada – o professor com o livro e os alunos com aaa
a cópia.

I-    Identificação do leitor-virtual a partir das pistas lingüísticas.
      Após a leitura do 1º parágrafo, perguntar para quem se dirige o texto e por que.
II-  Confirmação ou retificação das antecipações ou expectativas de sentido criadas antes ou durante a leitura.
      Colocar na lousa quais expectativas foram confirmadas.
III- Esclarecimento de palavras desconhecidas a partir de inferência ou consulta a dicionário.
      Solicitar aos alunos para marcarem as palavras que não sabem o significado.
      Fazer uma lista na lousa com as palavras elencadas pelos alunos.
      Perguntar quais palavras o colega poderá esclarecer aos colegas.
      Organizar pesquisa no dicionário.

                            C- DEPOIS DA LEITURA

I-  Construção da síntese semântica do texto.
     Com quem se passa a história?
     Qual o fato narrado?
     Onde se passa a história?
     Considerando a linguagem, como você imagina que sejam as personagens?

II-  Utilização em função da finalidade da leitura, do registro escrito para melhor compreensão.


      Escrever uma síntese do texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário