APRESENTAÇÃO

APRESENTAÇÃO

O blog Barco da Leitura é fruto do curso "Melhor Gestão, Melhor Ensino", oferecido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.


O curso pretende ampliar a formação dos professores em práticas contemporâneas de leitura e escrita, envolvendo atividades de reflexão sobre o uso social da leitura, ampliando a produção de textos em ambientes digitais interativos.


Esse blog convida você a refletir conosco sobre a extrema importância de promover conhecimentos de leitura e escrita em diferentes gêneros, modalidades e linguagens.


Vamos...entre...e fique à vontade!


Seja nossa companhia nesse navegar! Seja muito bem-vindo!


Aqui você poderá navegar e desfrutar de novas vidas, pensamentos e lembranças que marcaram nossas vidas.


"NAVEGAR É PRECISO..." - FERNANDO PESSOA

sexta-feira, 28 de junho de 2013

DEPOIMENTO DE LEITURA - CLÁUDIA ROIS

Aprendi desde cedo a ler na fisionomia e na expressão das pessoas suas alegrias, anseios, insatisfações, inseguranças, decepções...Como o olhar de desaprovação da minha mãe. Aprendi a ler o tempo, se vai chover, fazer calor ou frio, ventar... Na infância ouvia histórias acompanhadas por músicas maravilhosas que saiam de um disco verde de vinil  que eu sabia e repetia de cor e lia os contos dos Irmãos Grimm.  Na escola fui guiada pela Dona Marta por um Caminho Suave, aprendi fazer as contas na ponta do lápis com a Dona Nur, a ler a Bíblia,as orações e os hinos cívicos e religiosos com a Dona Terezinha , com a Dona Cida e o seu baú mágico de fantasias descobri os textos dramáticos e os musicais,com o Prof. Mércio conheci a literatura e com o Chico Máximo a gostar de Literatura e entendê-la e com o Severino a me apaixonar por ela. Em casa lia gibis e contos de fadas, as fotonovelas da Rita, minha irmã e as coleções Júlia, Samantha e Sabrina da minha irmã Sandra, já falecida. Lia os livros do Círculo do Livro do meu cunhado Marco e os livros que meu Pai me dava e perguntava depois o que eu achei. O último que ele me deu, O Livro de San Michel, estou lendo há mais 12 anos porque não posso dizer a ele o que achei.     O importante a saber é que a leitura e a escrita estão presentes em nossas vidas desde o começo e precisam ser estimuladas em casa como uma herança de família e na escola de forma significativa.

Um comentário:

  1. Gostei de seu cantinho já seguindo, não dá pra deixar de seguir um blog com tão bom conteúdo.

    bjs e uma ótima semana.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir